google-site-verification=0JYI1d-d14OpUVr1E6zaPhdaSX5FEgFGg3ThSj-5cGc
 
Movimento, Equilíbrio e Coordenação Motora

Público-Alvo:  Todos os profissionais da educação, estudantes de Pedagogia e Curso de formação de professores.

i6.webp

  Inúmeros são os desafios que o professor do ensino fundamental enfrenta no seu dia-a-dia. O processo de escolarização, nos mais diversos níveis, ocorre no contexto das diferenças individuais. Buscar um desenvolvimento ótimo de cada uma das crianças em um grupo, grande ou pequeno, é uma tarefa que demanda um bom domínio de procedimentos de ensino-aprendizagem, a fim de atenderem crianças de uma mesma faixa etária, mas muito diferentes entre si no que diz respeito ao seu crescimento físico e ao desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e expressão, cognitivas, sociais e motoras.

   Em muitas escolas encontramos vários alunos com problemas de atenção, coordenação motora, esquema corporal e agressão. Neste curso levantaremos questões relativas ao desenvolvimento motor da criança, seus movimentos, equilíbrio e coordenação motora, buscando procedimentos de ensino que garantam uma melhoria no desempenho dos alunos. também será focalizada a aquisição de coordenação motora fina e ampla no contexto do Ensino Fundamental.

   Inicialmente é apresentado um breve histórico e uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento motor e sua relação com as demais facetas do desenvolvimento humano. Porém. o foco será o desenvolvimento que ocorre dos zero aos seis anos e dos sete aos onze anos: período dos mais importantes para a aquisição da leitura e escrita e que corresponde aos primeiros anos de escolarização. Os anos iniciais na escola terão implicações marcantes nos anos subsequentes de vida do ser humano. Atenção especial será dada à questão dos déficits na coordenação motora.

   O curso MOVIMENTO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA tem como finalidade analisar a questão do movimento e as ações de desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora como essenciais para o bom andamento do processo de aprendizagem.

Programa
O corpo e o desenvolvimento motor.

O trabalho da psicomotricidade.

O movimento.

Equilíbrio e coordenação motora.

Avaliação do desenvolvimento motor da criança.

Certificação
Ao final do curso o aluno recebe seu certificado de 40h online (via e-mail).
Objetivo

Propor princípios na organização de condições específicas para o aprendizado de habilidades motoras grossas e finas.

Identificar formas de intervenção no processo de escolarização que atenda as diferenças individuais de comportamento motor;

Identificar os componentes motores que afetam o processo de alfabetização.

Desenvolver procedimentos para avaliação, acompanhamento e orientação docente referente ao desenvolvimento motor de crianças de educação infantil e ensino fundamental.

Certificado de participação e material inclusos no valor do investimento.
Oferecemos este curso em sua escola/creche. Peça um orçamento e agende uma data