google-site-verification=0JYI1d-d14OpUVr1E6zaPhdaSX5FEgFGg3ThSj-5cGc
 
Métodos e Processos de Alfabetização

Público-Alvo: Professores, Profissionais da educação, estudantes de Pedagogia e Curso de Formação de Professores., famílias de alunos em processo de alfabetização e todos os que quiserem se aprofundar mais sobre o tema.

i5.webp

  Os processos de alfabetização e letramento de uma criança vão muito além do ensino apenas do código linguístico. Eles têm por objetivo capacitar o aluno a compreender e fazer uso das diferentes funções da leitura e da escrita. Além de orientar as ações do professor, o método traz implícito o objetivo que o professor pode atingir. Durante anos e anos, a escola estabeleceu como meta o ensino de certa modalidade de leitura decorrente de um saber específico sobre o sistema alfabético.

 

Os métodos de alfabetização procuravam evidenciar uma característica exclusiva do sistema que possibilita a transformação de sinais gráficos em sinais sonoros. Mas os tempos mudaram e as práticas pedagógicas devem envolver o educando e sua cultura.

 

O objetivo desse curso é mostrar como o educador pode, através da valorização da utilidade da leitura e da escrita no dia a dia das pessoas, promover atividades de alfabetização. Esse curso não pretende privilegiar um ou outro método, mas mostrar as especificidades de cada um para que, o próprio professor tenha embasamento teórico e condições de escolher, ou de criar, baseado em seu conhecimento acerca de cada uma das metodologias existentes, o que for mais adequado à sua realidade.

 

O curso MÉTODOS E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO tem como proposta conceituar e identificar os métodos e processos de alfabetização, bem como fazer um breve histórico do ensino da leitura e da escrita no Brasil. Nesse curso serão abordados especificamente os métodos e processos sintéticos e analíticos, bem como suas implicações pedagógicas. Também aborda a utilização dos métodos mistos, em que há a aplicação de uma metodologia tanto analítica quanto sintética para promover a alfabetização.

Programa
Letramento e alfabetização

Conceituação de leitura

Métodos e processos de alfabetização.

Breve histórico do ensino da leitura e da escrita no Brasil

Os métodos e processos sintéticos (fônico, silábico, alfabético)

Os métodos e processos analíticos (palavração, sentenciação, conto / texto)

O método Eclético ou Misto

Certificação
Ao final do curso o aluno recebe seu certificado de 40h online (via e-mail).
Objetivo

Conceituar métodos e processos de alfabetização

Identificar os métodos de alfabetização existentes

Analisar os métodos e processos sintéticos de alfabetização

Estudar a natureza e a organização dos códigos oral e escrito no processo de alfabetização.

Analisar os métodos e processos analíticos de alfabetização

Conceituar o método eclético ou misto.

Certificado de participação e material inclusos no valor do investimento.
Oferecemos este curso em sua escola/creche. Peça um orçamento e agende uma data