— Ambiente Alfabetizador
Público-Alvo: Profissionais da educação, estudantes de Pedagogia e Curso de formação de professores.

Podemos dizer que um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.
Neste curso serão tratadas questões relativas ao gerenciamento da sala de aula, pois muitas vezes os professores se deparam com inúmeras dúvidas:
- Qual a melhor maneira de organizar o espaço de minha sala?
- Deixo os alunos sentarem onde quiserem?
- Quanto tempo devo dedicar a cada atividade?
- Devo permitir trocas e trabalhos em subgrupos ou será melhor privilegiar atividades individuais?
- Como posso administrar as diferenças entre os alunos em classes heterogêneas?
Questões aparentemente simples como essas podem ajudar ou atrapalhar muito o processo de aprendizagem dos alunos.
Uma das nossas preocupações centrais é apoiar a prática do professor, mostrando situações que possam favorecer a construção da autonomia do aluno, garantir que as atividades sejam significativas e motivadoras, atendendo à diversidade e incentivando a cooperação de classe.
O curso AMBIENTE ALFABETIZADOR tem como finalidade analisar a relação do ambiente no qual a criança está inserida, bem como a organização do espaço e do tempo, com a aprendizagem da leitura e da escrita e promover a reflexão sobre como o aluno irá se desenvolver nesse processo.
— Programa
- O ambiente alfabetizador.
- A gerência da sala de aula.
- Como organizar a sala.
- Gerenciamento do tempo e da rotina escolar.
— Certificação
Ao final do curso o aluno recebe seu certificado de 40h online (via e-mail).
— Objetivo
Analisar como deve ser o ambiente em que a criança está inserida, a fim de promover mais facilmente o desenvolvimento do processo de leitura e escrita.
Contribuir para a reflexão sobre as melhores maneiras de se organizar uma sala de aula.
Discutir sobre a distribuição do tempo entre as diversas disciplinas e atividades para que os alunos tenham sucesso no processo de aprendizagem.
